Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Capa de "O Jogo": Jackson Martínez no Dragão?

Jackson Martínez tem caminho livre para cumprir o sonho de jogar no futebol europeu. José Guadalupe Cruz, treinador dos mexicanos do Jaguares de Chiapas, atual clube do avançado colombiano, revelou, em declarações a O JOGO, que tem conhecimento do interesse do FC Porto e que não haverá grandes entraves à concretização do negócio. "Por tudo o que o Jackson Martínez já deu ao clube, está na hora de o deixar partir. Ele sempre teve o sonho de jogar na Europa, e sabemos que o FC Porto é um dos possíveis destinos", anunciou José Guadalupe Cruz, que também meteu "alguns clubes ingleses" ao barulho numa altura em que se fala com insistência de uma proposta do Liverpool. "Oficialmente, ainda não me comunicaram nada sobre uma eventual concretização do negócio, mas sabemos que vai ser difícil mantê-lo aqui, para não dizer impossível. Já houve propostas no passado, que foram recusadas, e Jackson Martínez sempre se comportou como um grande profissional. Por isso estamos dispostos a negociá-lo", explicou.
José Guadalupe Cruz disse ainda ter um "excelente relacionamento" com Jackson Martínez, com quem até já conversou sobre o FC Porto. "Há alguns dias que já não falamos, mas quando ele ainda estava no México, conversámos várias vezes sobre o FC Porto e também sobre a possibilidade de ir para o futebol inglês. Ele sabe que há vários clubes interessados e sempre me disse que achava que o FC Porto seria um bom clube para continuar a evoluir. Mas como já disse, não sei nada de oficial. Acredito que nos próximos dias possa haver novidades a esse respeito", afirmou.
Além dos elogios às qualidades do jogador, José Guadalupe Cruz fez questão de reforçar as "imensas virtudes humanas" do avançado, que foram capazes de o transformar no capitão de equipa do Jaguares de Chiapas. "Posso-vos garantir que, como pessoa, não há melhor. Aqui, ele é um exemplo para todos, tanto dentro como fora do campo, e por isso é que foi escolhido para ser o nosso capitão. A prova disso é que deu sempre tudo pelo clube, mesmo sabendo que havia clubes europeus interessados e que já podia ter saído mais cedo. É também por isso que não o podemos impedir de concretizar agora o sonho de jogar na Europa", confessou.

O ponta de lança letal que é o melhor defesa

José Guadalupe Cruz é uma das pessoas com mais capacidade para avaliar as qualidades e defeitos de Jackson Martínez, depois de ter trabalhado diariamente com o avançado durante os últimos dois anos. "Com ele em campo, podem contar com muitos golos. Ele foi um dos melhores marcadores do campeonato mexicano e é um jogador letal e muito agressivo na área. Tem uma grande vantagem: remata bem com o pé direito, o esquerdo e de cabeça. Também tem muita mobilidade e consegue abrir muito espaço nas defesas adversárias. Além de tudo isto, ainda tem uma capacidade de trabalho invulgar e passa o jogo todo a correr. Aliás, ele é o melhor defesa que tenho; gosto que as minhas equipas pressionem alto e ele faz isso muito bem", explicou José Guadalupe Cruz, que considerou a "falta de experiência europeia" como o único ponto negativo que consegue descobrir no avançado.

Só precisa de uma oportunidade para ser como Falcao

Na eventualidade de Jackson Martínez assinar pelo FC Porto, o avançado terá de conviver com uma natural comparação com Radamel Falcao, até por serem os dois colombianos. José Guadalupe Cruz não encontra problemas nisso, até porque defende que o seu jogador "sabe lidar muito bem com a pressão". "Ele já não é nenhuma criança e sempre demonstrou ser um homem maduro", explicou. Na comparação entre os dois jogadores, José Guadalupe Cruz só encontrou uma diferença; Falcao já teve a possibilidade de provar todo o seu potencial na Europa, ao contrário de Jackson Martínez. "Acompanhei com atenção o trabalho de Falcao no Atlético de Madrid e também já o tinha visto no FC Porto. Neste momento, Falcao é o melhor avançado colombiano, mas apenas porque já teve a possibilidade de demonstrar todas as suas capacidades no futebol europeu. Tenho a certeza de que Jackson Martínez pode chegar ao mesmo nível e só precisa de uma oportunidade na Europa para o provar", explicou.

in O Jogo Online

Sem comentários:

Enviar um comentário