Número total de visualizações de páginas

sábado, 19 de maio de 2012

Final da Champions: Bayern Munchen vs Chelsea

O treinador do Bayern, Jupp Heynckes, diz que ganhar a UEFA Champions League em casa "coroaria tudo", enquanto o homólogo Roberto Di Matteo acredita que o Chelsea tem a confiança para triunfar.
FC Bayern München e Chelsea FC vão tentar aproveitar ao máximo aquilo que Jupp Heynckes descreveu como "uma oportunidade fantástica", quando se defrontarem na final da UEFA Champions League, em Munique.
O Bayern procura a sua quinta Taça dos Clubes Campeões Europeus e, até ao momento, ganhou os sete jogos realizados na Fußball Arena München na presente edição da prova. Em contraste, o Chelsea ambiciona gravar o seu nome no troféu pela primeira vez e ganhou apenas um dos seis jogos fora de Stamford Bridge esta temporada. Ainda assim, os treinadores esperam um encontro renhido.
"Talvez leve a equipa a passear por Munique, para que veja tudo vestido de vermelho e branco – é uma preparação fantástica para a final da UEFA Champions League", disse Heynckes, técnico do Bayern. "Vamos defrontar uma equipa com uma organização fantástica e excelentes jogadores. Se observarem o percurso do Chelsea nesta edição da UEFA Champions League reparam que bateu o Nápoles em casa, venceu o Barcelona – a melhor equipa do Mundo – em casa e jogou mais de 60 minutos reduzido a dez em Camp Nou. Isso é aviso suficiente para qualquer adversário."
"Vai ser difícil porque o Bayern é uma equipa fantástica", disse o treinador Chelsea, Roberto Di Matteo. "O Bayern foi a defesa menos batida na Bundesliga e a nossa abordagem tem de ser a correcta para podermos vencer. Possui excelentes jogadores e pontos fortes e, para além disso, actua em casa, o que lhe confere ligeira vantagem. Mas nós também temos grandes jogadores e hipóteses iguais de ganhar."
No caso improvável de ser preciso motivação adicional, ambas as equipas viveram desilusões em finais recentes da UEFA Champions League: o Chelsea em Moscovo, em 2008, e o Bayern em Madrid, dois anos depois. "Muitos dos nossos jogadores já passaram por isto e sabem o que é não regressar a casa com o troféu", disse Di Matteo. "Estiveram muito bem para regressarem até esta fase, e o clube, como um todo, merece ganhar. O Chelsea sempre se deu muito bem na UEFA Champions League e um pouco de sorte é sempre necessário numa competição a eliminar, mas o destino somos nós que o fazemos."
Aos 67 anos, Heynckes – que se pode transformar apenas no quarto treinador a conquistar a Taça dos Campeões por dois clubes diferentes – é 26 anos mais velho do que o homólogo do Chelsea, um homem que claramente admira. "Não estou surpreendido com o desempenho do Di Matteo. Enquanto jogador, era muito inteligente e calmo. O Chelsea precisava desse tipo de pessoa, alguém para reestruturar a equipa e torná-la mais compacta. Ele parece ter tudo sob controlo e conseguiu criar harmonia. Tem feito um excelente trabalho."
Di Matteo somou 13 vitórias em 20 jogos desde que sucedeu a André Villas-Boas, no início de Março, apesar da receita do italiano para o sucesso ser relativamente simples. "A confiança desempenha um papel crucial na vida de um atleta", explicou. "Era importante recordar a estes rapazes que são jogadores fantásticos, há muitos anos, e isso não se perde em meia época. Não sei o que vai acontecer, mas temos de acreditar e temos a confiança e jogadores para ganhar."
Campeão europeu ao serviço do Real Madrid CF, em 1998, Heynckes vai tentar fazer uso de toda a experiência adquirida numa carreira de treinador que começou em 1979, à medida que ultima os preparativos. "Vi de tudo", disse o técnico do Bayern. "Vamos dar o nosso melhor para manter a equipa concentrada. Para os meus jogadores e para todo o clube, é importante que eu irradie tranquilidade, como aconteceu durante toda a temporada. Antes dos jogos frente ao Real Madrid, disse aos jogadores que precisavam de ser calmos e pacientes, e o mesmo se aplica agora. Temos que realizar uma exibição idêntica para ganhar."
As duas equipas têm de lidar com castigos. O Bayern está privado de Holger Badstuber, David Alaba e Luiz Gustavo, e ao Chelsea falta John Terry, Branislav Ivanović, Ramires e Raul Meireles, enquanto David Luiz e Gary Cahill não jogam desde 15 e 24 de Abril, respectivamente, devido a lesões numa coxa e Florent Malouda padece de um problema idêntico. "Cahill e Luiz treinaram durante toda a semana, por isso estamos muito esperançados, e o Malouda treinou hoje", disse Di Matteo, que convocou os jovens Nathaniel Chalobah, de 17 anos, e Todd Kane, de 18, "em caso de necessidade".
O Chelsea perdeu por 3-2 com o Bayern na única ocasião anterior em que visitou Munique, nos quartos-de-final da edição 2004/05, apesar de uma vitória por 4-2 na primeira mão ter garantido o apuramento. Heynckes espera que o factor-casa possa ser decisivo desta vez, acrescentando: "Jogar a final no nosso próprio estádio é uma oportunidade fantástica. Não partilho da euforia que se vive na cidade, onde somos apontados como favoritos, já que numa final isso não existe. O Chelsea possui jogadores com muita experiência, por isso será sensato optar por uma postura humilde. Realizámos jogos fantásticos, especialmente em casa. Conhecemos cada centímetro do relvado, e isso pode fazer a diferença. Uma vitória no nosso estádio coroaria tudo. Seria um feito difícil de bater."
in UEFA.com

Sem comentários:

Enviar um comentário