Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Finalmente decididos os grupos para o Mundial 2014 no Brasil



Agora já não há volta a dar. O sorteio para o Mundial distribuiu as 32 equipas pelos oito grupos e o campeonato do Brasil tem tudo para ser o maior espetáculo do mundo, dos Mundiais mais empolgantes de sempre. Estão lá todos os campeões do mundo, todas as equipas favoritas, todos os grandes jogadores (tirando Ibrahimovic, mas aí a Seleção não está ao seu nível) e por isso vêm aí grandes jogos. É possível adquirir bilhetes para estes espctáculos do futebol mundial AQUI

E comecemos logo pela primeira semana, com três grandes desafios, e que servirá para prender a atenção de todo o mundo. Depois da abertura da competição, a 12 de junho, com um Brasil-Croácia, realiza-se logo no dia seguinte um espetacular Espanha-Holanda, no Arena Fonte Nova de Salvador, pelas 20h portuguesas, numa recriação da final do último Mundial. A 14 terá lugar o Inglaterra-Itália, no indesejável Arena Amazónia, em Manaus, às duas da madrugada. No dia 16 é a vez de Portugal entrar em competição e logo com a Alemanha, também em Salvador, pelas 17h.

Em toda a primeira fase não será difícil encontrar grandes jogos todos os dias. A 17 virá o Brasil-México, a 18 o Espanha-Chile, a 19 o Uruguai-Inglaterra, a 22 o Estados Unidos-Portugal, a 23 o Espanha-Chile, a 24 o Itália-Uruguai, a 25 o Nigéria-Argentina e a 26 o Portugal-Gana.

Toda a gente deve ter olhado com atenção para os grupos e surge sempre aquela questão qual será o mais complicado, ou seja, qual será o grupo da morte. Neste Mundial há três «grupos da morte». Muitos consideram que será o B, por ter a Espanha, a Holanda e o Chile (para além da Austrália), outros falam do D de Uruguai, Inglaterra e Itália (e Costa Rica), mas também se fala do G de Alemanha, Portugal, Gana e Estados Unidos. 

Aqui apresentamos então os grupos sorteados para o Mundial 2014:

Grupo A: Brasil, Camarões, México, Croácia
É daqui que sai o primeiro jogo do torneio: a Croácia, ainda "fresca" nestas competições, vai defrontar o anfitrião Brasil no dia 12 de junho de 2014.

Grupo B: Espanha, Chile, Austrália, Holanda
Espanha vs Holanda. É um duelo que lhe é familiar? Sim, foi a final do Mundial 2010 e agora haverá esse encontro logo na fase de grupos. Neste agrupamento destaca-se ainda o desafio entre as duas rojas, a europeia e a sul-americana: a Espanha vai defrontar o Chile, cujos estilos de jogo têm sido comparados com frequência, nos últimos tempos.

Grupo C: Colômbia, Costa do Marfim, Japão, Grécia
Vários nomes que dizem algo a Portugal neste grupo. Fernando Santos lidera a Grécia e vai defrontar James e Falcao, quando se cruzar com a Colômbia.

Grupo D: Uruguai, Itália, Costa Rica, Inglaterra
Já deve ser considerado o "grupo da morte". Há três campeões mundiais entre estas quatro seleções: Uruguai, Itália e Inglaterra. Quem deveria estar inserido neste grupo é a França, que ficou...

Grupo E: Suíça, Equador, Honduras, França
...no grupo mais fraco, provavelmente. Haverá um duelo entre vizinhos, no Suíça-França. Fica então a curiosidade de, se a França tivesse sido colocada no pote 2 (como estava previsto), estaria ao lado de Uruguai e Inglaterra. Foi à Itália que calhou esse destino.

Grupo F: Argentina, Nigéria, Irão, Bósnia-Herzegovina
A "sorte" de defrontar Lionel Messi coube a Carlos Queiroz. A modesta e estreante Bósnia-Herzegovina, no meio de Nigéria e Irão, ainda deverá lutar pelo apuramento para os oitavos-de-final.

Grupo G: Alemanha, Gana, EUA, Portugal
Portugal encontra um grupo com dois treinadores do mesmo país: os alemães Joachim Löw, que lidera os seus compatriotas, e Jürgen Klinsmann, selecionador dos Estados Unidos da América. Klinsmann vai assim reencontrar a "sua" Alemanha. Tal como em 2010, os irmãos Jérôme Boateng e Kevin-Prince Boateng vão estar no mesmo jogo - mas em seleções diferentes: Alemanha e Gana, respetivamente. É possível reservar já o seu bilhete para o jogo Portugal-Gana AQUI

Grupo H: Bélgica, Argélia, Coreia do Sul, Rússia
No agrupamento que conta com o vencedor do grupo de qualificação onde estava Portugal, a Rússia, os adeptos do FC Porto vão estar atentos quando a Bélgica defrontar a Argélia, o que será sinónimo de duelo entre Defour e Ghilas (e Slimani, do Sporting).